Dr. Carlos Dale
Considera-se menopausa a última menstruação, ou seja, menopausa é uma data!
No mundo ocidental, esta idade varia entre de 48 a 51 anos. O único parâmetro que existe para talvez predizer esta data seria a idade que a mãe teve sua menopausa. Mulheres parando de menstruar antes dos 40 anos, estão teve uma menopausa precoce e após 55 anos, uma menopausa tardia.
Hoje, a reposição hormonal é aceita por uns e contraindicada por outros, mas mesmo não fazendo uso de hormônios, algumas coisas podem ser feitas para minimizar os efeitos da falta deste sobre o corpo da mulher na menopausa ou em situações fisiológicas (pós-parto) ou em uso de algumas medicações.
Algumas situações são contradições absolutas para o uso do hormônio, mesmo os cremes vaginais:
. História de Câncer ginecológico.
. História de trombose previa.
Uma das áreas que mais sofrem e com mais precocidade com a falta hormonal é a vagina, perdendo a lubrificação e elasticidade prejudicando muito a relação sexual.
Como opção não hormonal no Brasil temos um gel chamado VAGIDRAT (Ácido Poliacrílico e Hidróxido de Sódio) cujo uso seria a cada 2 ou 3 dias.
Outras opções existem no exterior (Estados Unidos): LUVENA (enzimas naturais – Prebióticos), LUBRIGYN (óleo de amêndoas, óleo de jojoba, óleo de oliva, aloe vera e camomila), REPLENS (produtos naturais), PJUR MED (silicone e produtos naturais).