Bem vindo à Clínica Dale

Horários : Segunda a sexta - 8h às 20h
   - Botafogo (21) 2543-3113 l 2543-1355 e Barra (21) 3502-2792

Fertilidade

Fertilidade

Sobre Infertilidade

Um casal é considerado infértil quando a gravidez não ocorre no período de um ano de vida sexual ativa sem uso de métodos contraceptivos. Um casal com fertilidade comprovada tem em torno de 30% de obter uma gravidez que se desenvolva até o fim sem problemas a cada ciclo. As taxas de fertilidade variam de acordo com a idade. Estatísticas mostram que um casal entre sete tem problemas de fertilidade entre 30 e 34 anos; um a cada cinco entre 35 e 39; e um em quatro na faixa de 40 a 44 anos de idade. Hoje é possível identificar fatores que comprometem a fertilidade. A maioria dos casos de infertilidade tem solução.

As principais causas de infertilidade são:
Endometriose – 28%
Deficiências do esperma – 21%
Dificuldades na ovulação – 18%
Lesão tubária – 16%
Dificuldades sexuais – 6%
Complicações no colo do útero – 3%
Problemas masculinos – 6%
Causas inexplicáveis – 2%

Avanços importantes na área da reprodução humana estão sendo conseguidos nos últimos anos.  Novidades em medicação, cirurgia e fertilização assistida dão mais esperança a casais inférteis.

Os médicos devem ter cinco objetivos em mente quando iniciam um tratamento:
1. Pesquisar e tratar as causas de infertilidade.
2. Com avaliação e tratamento adequados, mais da metade dos casais conseguirão gravidez.
3. Fornecer informação farta e atualizada, para evitar má informação comumente dados por amigos, parentes e principalmente vinda da má utilização dos meios de comunicação.
4. Apoiar psicologicamente o casal durante todos os períodos de pesquisa e tratamento, seja pelo apoio do próprio médico, seja pelo encaminhamento a um terapeuta especializado quando necessário.
5. Saber aconselhar o casal o momento de desistir, seja pela impossibilidade de transpor o problema, seja pelo apoio dado no caso da desistência do casal.

O que é ser infértil?
Um casal é considerado infértil, quando uma gravidez não ocorre no período de um ano de vida sexual sem uso de contracepção.

O que é ser fértil?
Ser fértil e ter a capacidade de produzir uma gravidez e levá-la até o nascimento de uma criança.
Um casal com fertilidade comprovada, a cada ciclo tem uma chance de 21 a 28% de conseguir uma gravidez que vá até o final. Dentro deste conceito e com esses valores vemos que um nascimento na espécie humana não é tão simples como se imagina.