Bem vindo à Clínica Dale

Horários : Segunda a sexta - 8h às 20h
   - Botafogo (21) 2543-3113 l 2543-1355 e Barra (21) 3502-2792

Medicina de Reprodução

Medicina de Reprodução

Este ano, comemora-se 34 anos do nascimento do primeiro bebê de proveta. O feito revolucionou e mudou os rumos da medicina da reprodução.

Lesley Brown, a primeira mulher a dar à luz depois de
tratamento de fertilização in-vitro, 25 de julho de 1978

A Medicina da Reprodução sempre se pautou por ver o casal como sendo o paciente alvo.
Antes, o enfoque era individual; ginecologista e urologista agiam em separado. Não raro estes tratamentos em paralelo desgastavam a relação.

A ideia de um mesmo especialista avaliar homem e mulher evitou que se culpasse alguém e se buscasse solução para um problema do casal, sem perda de tempo e informação.

O especialista em reprodução humana tem formação ginecológica, obstétrica e também necessita de conhecimentos de urologia, principalmente na área reprodutiva.

Poucas faculdades de medicina oferecem reprodução humana como matéria regular. No Brasil, só a Universidade Federal da Bahia tem a cadeira no currículo regular.

Luiz Fernando Dale, diretor da Clínica Dale, cursou a Universidade de Paris (1978 – 1980) e estagiou no Serviço de Reprodução Humana da Escola de Medicina da Universidade americana John Hopkins em 1981. Após este período de treinamento, estagiou em curtos períodos em diversos serviços pelo mundo todo.

Fundada por Luiz Fernando Dale em 1982, ora de seu regresso definitivo do exterior, a Clínica Dale acompanha passo a passo a evolução da Medicina da Reprodução. Hoje, apresenta o mesmo padrão de excelência dos principais centros de Reprodução Humana do mundo.