- Botafogo (21) 2543-3113 l 2543-1355 e Barra (21) 3502-2792

Diagnóstico Genético Pré Implantacional (PGD)

Este diagnóstico pode ser realizado no pré embrião, antes de sua transferência para o útero.

O processo da Fertilização in Vitro é feito conforme as explicações anteriores, e a injeção intracitoplasmática é realizada. Colocamos em cultura e no terceiro dia do desenvolvimento celular, no estagio de 6 a 8 células, através de uma abertura a Laser da membrana citoplasmática, retiramos uma célula, que será encaminhada para diagnóstico genético.

O resultado deste exame genético é fornecido pelo laboratório de Genética, em 24 a 40 horas, quando então os pré-embriões selecionados , livres da patologia pesquisada, são então transferidos para o útero.

Esta técnica hoje é recomendada para aqueles casais que apresentem alguma doença que possam ser transmitidas ao feto (talassemia, retinoblastoma e outras). Já existem centenas de doenças passiveis de serem diagnosticadas no embrião antes da sua transferência para o útero. No caso de se fazer o exame apenas por precaução, pela idade da mãe por exemplo, hoje não há uma recomendação, visto que poderemos perder metade da chance de gestação. Realizamos somente por solicitação expressa do casal, após aconselhamento.

A acuidade do exame é de 90 a 95%, razão pela qual os geneticistas recomendam, que na 14ª semana de gestação o diagnóstico seja confirmado pela Amniocentese.

Este exame é facultativo, ficando para decisão do casal.

A indicação mais comum é referida pela idade da mulher, a qual sabemos que a partir dos 38 anos os riscos de alteração genética, começam a aumentar. As doenças mais comuns relacionadas à idade são: Síndrome de Down (trissomia do 21), Síndrome de Edwards (Trissomia do 18), Síndrome de Patau (Trissomia do 13), bem como as relacionadas aos cromossomos sexuais (Turner e Klinefelter).

Além destas alterações mais comuns, as trissomias do 16 e 22, e as translocações equilibradas também podem ser investigadas.