Bem vindo à Clínica Dale

Horários : Segunda a sexta - 8h às 20h
   - Botafogo (21) 2543-3113 l 2543-1355 e Barra (21) 3502-2792

Menstruação e fertilidade

Menopausa a última menstruação.

Dr. Carlos Dale

Considera-se menopausa a última menstruação, ou seja, menopausa é uma data!

No mundo ocidental, esta idade varia entre de 48 a 51 anos. O único parâmetro que existe para talvez predizer esta data seria a idade que a mãe teve sua menopausa. Mulheres parando de menstruar antes dos 40 anos, estão teve uma menopausa precoce e após 55 anos, uma menopausa tardia.

Hoje, a reposição hormonal é aceita por uns e contraindicada por outros, mas mesmo não fazendo uso de hormônios, algumas coisas podem ser feitas para minimizar os efeitos da falta deste sobre o corpo da mulher na menopausa ou em situações fisiológicas (pós-parto) ou em uso de algumas medicações.

Algumas situações são contradições absolutas para o uso do hormônio, mesmo os cremes vaginais:

. História de Câncer ginecológico.

. História de trombose previa.

Uma das áreas que mais sofrem e com mais precocidade com a falta hormonal é a vagina, perdendo a lubrificação e elasticidade prejudicando muito a relação sexual.

Como opção não hormonal no Brasil temos um gel chamado VAGIDRAT (Ácido Poliacrílico e Hidróxido de Sódio) cujo uso seria a cada 2 ou 3 dias.

Outras opções existem no exterior (Estados Unidos): LUVENA (enzimas naturais – Prebióticos), LUBRIGYN (óleo de amêndoas, óleo de jojoba, óleo de oliva, aloe vera e camomila), REPLENS (produtos naturais), PJUR MED (silicone e produtos naturais).