Bem vindo à Clínica Dale

Horários : Segunda a sexta - 8h às 20h
   - Botafogo (21) 2543-3113 l 2543-1355 e Barra (21) 3502-2792

Infertilidade e Idade

Infertilidade e Idade

Ao longo dos últimos cem anos, houve uma acentuada mudança nos hábitos e costumes de todo o mundo. Uma pessoa de 50 anos presenciou radicais transformações tecnológicas, morais e éticas. Hoje, há em curso uma revolução no conhecimento e na informação impulsionada pela internet. O avanço e domínio do conhecimento em todas as áreas levaram o homem a se adaptar, o que fez com que hábitos socioculturais fossem modificados.

Até poucas décadas atrás, o casamento era uma instituição realizada precocemente. Em razão do tradicionalismo e da ineficácia de métodos contraceptivos, desde cedo a mulher tinha responsabilidade sobre vários filhos.
Com a emancipação feminina, a mulher foi ganhando cada vez mais espaço no centro de decisão social. Surgiu um impasse então: como conciliar a vida profissional com a maternidade? De um lado, o apelo da igualdade profissional e social; de outro, o instinto de ser mãe. Em favor de uma participação mais efetiva no mercado de trabalho, a mulher postergou sua demanda fisiológica de gerar filhos.

Este tempo sem gravidez expõe a mulher a algumas patologias tais como endometriose, maior número de infecções, etc. Esses fatores podem diminuir a capacidade fértil, sem falar no fator idade e qualidade do óvulo.
A Medicina da reprodução humana evoluiu e ajuda a muitas dessas mulheres a realizar o seu sonho e conseguindo uma gestação saudável mesmo em idade mais avançada. Limitações naturais sempre irão existir, mas a ajuda medica, poderá maximizar as possibilidades.